domingo, 10 de abril de 2016

Escrevendo e Descobrindo





   A caneta sempre foi uma extensão do meu corpo, um pequeno instrumento que me permite exprimir de forma clara e simples tudo aquilo que penso e sinto. A escrita é parte obrigatória do meu processo de pensar sobre a vida, de procurar soluções para os problemas e de tentar perceber o que sinto sobre algo ou alguém. Na maior parte das vezes, só enquanto escrevo ou após escrever é que me torno capaz de desconstruir a minha mente, tirar conclusões ou tomar decisões sobre os mais variados pontos da minha vida. Infelizmente, nos últimos meses essa minha pequena extensão tem estado um tanto ou quanto preguiçosa, um pouco à minha imagem actual. E quando algo que é tão essencial para o nosso equilíbrio deixa de acontecer é um terrível indicio e o resultado acaba por ser catastrófico. Decisões deixam de ser tomadas, pequenos passos deixam de ser dados, não se constrói nenhum trajecto e, perante tamanha apatia, quando nos apercebemos temos a vida totalmente estagnada. E se há algo que fui aprendendo ao longo da vida é que devemos procurar dar passos em frente, eventualmente podemos ter que dar alguns passos para trás, mas parados é que nunca podemos estar. A estagnação e o conformismo limitam a nossa evolução. E é exactamente assim que tenho estado nos últimos tempos: estagnado, sem qualquer evolução. Não é bom, não é saudável, mas de animo leve, perante um excesso de acontecimentos e sentado à sombra do meu conformismo idiota, fui permitindo que isso acontecesse sem sequer me preocupar. Pior do que isso, tranquei-me por completo e, talvez por medo ou por uma inconsciente vergonha, não permiti que ninguém estivesse perto o suficiente para o perceber. Com o cérebro ligeiramente anestesiado, fui-me tornando aquilo que tanto critico que exista na juventude de hoje em dia, tornei-me apenas mais um ser que flutua pela vida, que vai ao sabor do vento e não procura um rumo. E eu sei que não sou assim por natureza. Mas descobrir tudo isto já foi um passo, o passo que vai levar a um novo rumo. 
E querem saber a melhor? Descobri tudo isto enquanto o escrevia.




Sem comentários: